21 de abril de 16 – Dia de Tiradentes

Na data de 21 de abril é comemorado o Dia de Tiradentes em homenagem a Joaquim José da Silva Xavier (Tiradentes), que foi considerado como herói nacional, em meados dos séculos XVII e XIII, por suas ações políticas. Hoje, considerado Patrono Cívico do Brasil, ele tem sua história ligada à Inconfidência Mineira, um movimento ocorrido neste período, com o objetivo livrar o Brasil do domínio de Portugal, que exercia forte controle sobre às riquezas minerais (cada dia mais escassas) e estabelecia impostos altíssimos.
Com o passar do tempo, as interferências portuguesas começaram a incomodar a elite de Minas Gerais, que deu início ao movimento separatista no Brasil. Entre os inconfidentes, sua grande maioria homens ricos e cultos, Tiradentes era o único militar, que também era dentista, o que lhe originou o nome. O movimento não teve sucesso e todos foram presos. Tiradentes esperou pelo julgamento, por três anos, quando foi condenado em 21 de abril de 1792 ao enforcamento e depois foi esquartejado. Os outros homens, por possuírem muitos bens, conseguiram escapar da pena maior e optaram pelo exílio.
Somente em 1890, Tiradentes teve seu reconhecimento público pela bravura e determinação. Desde 1965, durante a primeira fase do regime militar no Brasil, o Marechal Castelo Branco, na época presidente da República, sancionou a lei n. 4.897, em 9 de dezembro, que intitulava a data de 21 de abril como feriado nacional e conhecido como Dia de Tiradentes.

Texto: Agência informação Escrita / Agência JCG Comunicação e MKT
Carina Gonçalves – Jornalista Responsável
11-4113-6820 / 11-98092-6021 (Whats)

Nova Sede do BAL - Clique Aqui

Nova Sede do BAL - Clique Aqui
Localizada no coração da Freguesia do Ó - Matrículas abertas. Informações: 11-3938-3848