19 DE ABRIL

DIA DO ÍNDIO



Povos indígenas são homenageados por sua luta, perseverança e
conquista de respeito em meio a sociedade

O Colégio Branca Alves de Lima – BAL saúda o Dia do Índio, que é comemorado no dia 19 de abril. Um povo desbravado, que ainda hoje busca por melhores condições de vida e respeito a suas tradições passadas de gerações em gerações.

Estima-se que antes da colonização européia no continente americano, antes de 1500, havia cerca de 100 milhões de índios, só no Brasil viviam 5 milhões deles, que estavam divididos em tribos por vários estados e regiões brasileiras. Entre algumas, os tupi-guaranis (região do litoral), os macro-jê ou tapuias (região do Planalto Central), os aruaques (Amazônia) e os caraíbas (Amazônia).

Devido às mudanças e a colonização dos ‘homens brancos’, calcula-se que hoje existam apenas 400 mil índios em reservas indígenas demarcadas e protegidas pelo Governo Brasileiro. Para este número, temos aproximadamente 200 etnias e 170 línguas indígenas predominantes e ativas nos pequenos grupos, que infelizmente não vivem mais como antes da chegada dos portugueses e acabaram perdendo muito de sua identidade cultural.

Antes da relação com a comitiva de portugueses, na descoberta do Brasil, os índios viviam da caça, da pesca e da agricultura, especialmente de milho, amendoim, feijão, abóbora, bata-doce e mandioca. Também, domesticavam animais de pequeno porte como, por exemplo, a capivara e porco do mato. Segundo a Carta de Pero Vaz de Caminha (escrivão da expedição de Pedro Álvares Cabral), os índios não conheciam o cavalo, o boi e a galinha, tanto que se espantaram no primeiro contato com esses animais.

E, em pleno século XXI, com a multiplicidade de culturas e globalização entre as nações, os povos indígenas ainda sofrem com a intervenção do ‘homem branco’, que tentam lhes tomar suas terras e impor novos costumes. Esperamos que as próximas gerações contribuam para que todos os povos, independentes de credes, raças ou nações possam viver em harmonia entre si e, também, com a natureza, preservando e cuidando do Planeta para muitas gerações.



Texto: Agência informação Escrita / Agência JCG Comunicação e MKT
Carina Gonçalves – Jornalista Responsável
11-4113-6820 / 11-98092-6021 (Whats)

Nova Sede do BAL - Clique Aqui

Nova Sede do BAL - Clique Aqui
Localizada no coração da Freguesia do Ó - Matrículas abertas. Informações: 11-3938-3848