1º de Maio – Dia do Trabalhador


Você sabia que o Dia do Trabalhador (1 de maio) é comemorado em vários países e que a data é feriado, também, em Portugal, na Suécia, na Espanha, na Franca, em Moçambique, em Angola e em cerca de oitenta países. Em todos, acontecem eventos e manifestações em prol dos diversos profissionais ao redor do mundo.

Tudo começou em 1886, quando milhares de trabalhadores norte-americanos realizaram manifestações pelas ruas de Chicago com o objetivo de reduzir a jornada de trabalho para 8 horas diárias. Neste dia, teve início uma greve geral nos Estados Unidos. Somente em 1890 o Congresso dos Estados Unidos aprovou a redução da carga horária dos trabalhadores.

No norte da França, em 1 de maio de 1891, quando também houve manifestações pelas ruas, aconteceram confrontos com a polícia, resultando na morte de dez pessoas, que tornaram o dia mais emblemático para lembrar da luta dos trabalhadores. Somente em 23 de abril de 1919 o senado francês confirmou que a jornada de trabalho seria de 8 horas diárias e proclamou o dia como feriado nacional. Em 1920 foi a vez da União Soviética também adotar a data como feriado em seu calendário nacional, da mesma maneira como outros países igualmente fizeram.

No Brasil, o dia é reservado para manifestações, eventos culturais e sindicais, mas sobretudo, para uma reflexão sobre as condições de trabalho e empenho dos profissionais em exercício de suas funções.

Parabéns para todos os trabalhadores do nosso país e de outros lugares do mundo! Torcemos para que todas as pessoas possam atuar no que gostam, sempre com dedicação e amor.

Texto: Agência Informação Escrita / JCG Comunicação
Carina Gonçalves – jornalista responsável (MTB 48326)

Nova Sede do BAL - Clique Aqui

Nova Sede do BAL - Clique Aqui
Localizada no coração da Freguesia do Ó - Matrículas abertas. Informações: 11-3938-3848