O BOM DE SER COLETIVO
A convivência construída no dia a dia
Viver
em sociedade ou em grupos é saudável e indicada para o progresso intelectual e
físico de todas as idades, especialmente para crianças e jovens. No ambiente
escolar, os resultados podem ser percebidos logo no primeiro mês em que a
criança entra em contato com o novo universo, além do que estava acostumada com
os pais e familiares.
As
brincadeiras e atividades em grupos são imprescindíveis para que elas possam
estabelecer um relacionamento amigável com as outras crianças e aprendam a
lidar com os diversos desafios ao decorrer de suas vidas. Entre alguns, o
incentivo a autonomia (que inclui ações de cooperação, escolhas e decisões) é
um dos pontos chaves para formar uma pessoa feliz e confiante de si mesma, já
nos primeiros meses de vida.
Para
isso, o Colégio Branca Alves de
Lima utiliza como ferramenta base para o processo ensino-aprendizagem
a pedagogia afetiva, que oferece todas as qualificações do ensino tradicional
com um diferencial: incentivo ao conhecimento por meio do afeto e carinho
mútuo, aplicado dentro e fora da sala de aula. Como resultado, todos os alunos
são capazes de discernir o que pode e o que não pode ser feito para a conquista
de seus objetivos pessoais e também profissionais no futuro, que certamente
implicarão na contribuição de outras pessoas para que ocorram de fato.
Vale
lembrar que ninguém é auto-suficiente ou independente total para sobreviver e
em todos os ciclos da vida precisamos do outro para que nossas tarefas e
resultados sejam realizados. E saber conviver em coletividade, com a troca de
idéias, aceitação de opiniões e até mesmo de críticas, pode garantir a formação
de uma pessoa consciente e apta para saber lidar com as diversidades que
inevitavelmente acontecerão no decorrer de suas escolhas.
Por
exemplo, na primeira infância, que abrange os meses iniciais de vida do bebê –
a partir dos quatro meses – até o ensino infantil – entre 3 e 5 anos –, a
convivência entre crianças da mesma idade possibilita melhor rendimento e
desenvolvimento dos sentidos como visão, tato, paladar e audição, uma vez que
todas as atividades apresentadas no ambiente escolar são especialmente
desenvolvidas para a excelência do aprendizado e para potencializar talentos já
nesta fase de vida.
No
ensino fundamental – entre 6 e 14 anos – o processo é ainda melhor, pois as
crianças e jovens já são capazes de diferenciar o que desejam e o que precisam
para que suas ideias e projetos se concretizem. Neste período, a coletividade
tem um papel fundamental para a prática da cidadania, do respeito para com o
próximo, da ação em parceria para a troca de experiências e conceitos pessoais,
assim como para a aceitação de críticas e sugestões.
A
interatividade entre as pessoas é imprescindível para que tenhamos uma
sociedade justa e eficiente. Pensamento este ao qual faz parte dos conceitos do
Colégio Branca Alves de Lima, que reafirma seu comprometido com os seus alunos
e colaboradores para que sempre ofereçam o que têm de melhor em busca de
resultados coletivos. Ainda, busca contribuir com a sociedade na formação de
jovens éticos, participativos, solidários, competentes e conscientes. Sempre
com base em valores éticos, competentes, de qualidade, de solidariedade,
inovação e, especialmente pela humanização.