A IMPORTÂNCIA DA LEITURA E ATIVIDADES EM FAMÍLIA

* Por Vânia Lira

Estimular a imaginação das crianças é tão importante quanto oferecer uma alimentação saudável e de qualidade. Assim como, também, é fundamental oferecer momentos de lazer recheados de brincadeiras, passeios, carinhos e sugestões para que eles iniciem o processo de observação sobre as coisas que os cercam como, por exemplo, mostrar as cores, formas e texturas de árvores que estão plantadas no quintal da casa, na calçada ou mesmo nos parques. A partir daí, por meio de um exercício simples e agradável, os pais podem iniciar o processo de questionamento sobre como a natureza funciona e quais as possibilidades que ela oferece para os animais e as pessoas.

Ainda, podem realizar atividades com cores e tamanhos, mostrando os carros e casas que estejam à vista durante um passeio. Outra atividade legal e prazerosa em fazer com as crianças, tem relação com os livros. Quer uma oportunidade mais intensa do que contar uma história extraída de uma obra infantil, com desenhos e cores a vontade para que os pequenos se transportem ao mundo das letras? Pois é, com a leitura diária, podemos aumentar ainda mais a percepção das crianças e estimulá-las desde pequenas a gostar e criar o habito de leitura.

Com isso, alguns sensores são acionados e, posteriormente, se transformarão em talentos e, claro, também em ferramentas vitais para aperfeiçoar e criar novas oportunidades. Ou seja, tudo o que o pai, mãe e professor puderem proporcionar em termos de desenvolvimento e estimulo à leitura, prática de esportes, atividades em grupo e em família para as crianças, serão bem vindos e muito bem aproveitados por todos. Não basta apenas os pais demonstrarem amor e carinho, é preciso, além disso, conduzir e acompanhar os filhos até o momento em que eles estiverem preparados e seguros de suas escolhas.

Uma boa dica, inicial, é que os pais comecem com atividades simples, que envolvam os dois ou o grupo familiar como ilustrações de algo ou mesmo abstratas, elevando a observação para as cores que informam e envolvem o olhar, para as formas que retratam algo, que pode ou não ser abstrato, colocar uma canção para que juntos, todos, possam dançar e cantar, e por aí vai. O importante e tornar a brincadeira cada vez mais envolvente e agradável, sem relação com competição, que não é essa a proposta.

Brincar, ler, cantar e dançar em família é uma boa maneira de educar e, ao mesmo tempo, criar uma relação harmoniosa entre todos, fortalecendo os vínculos afetivos e, principalmente, a confiança e segurança no apoio mutuo. Essas são algumas das propostas aplicadas e indicadas para os alunos do ‘Colégio Branca Alves de Lima – Bal Kids’. Criamos uma relação de amizade, carinho e confiança entre os alunos, pais, professores e colaboradores, tornando-nos uma grande família feliz.


** Vânia Lira é administradora de empresas, bacharel em direito e diretora-proprietária da rede de ensino “Bal Kids – Colégio Branca Alves de Lima”, na região noroeste de São Paulo. Atua, também, como consultora empresarial na ACSP (Associação Comercial de São Paulo) através do projeto e’Empreender’ e realiza palestras e cursos  voltados para mantenedores e diretores de escolas particulares nas áreas de gestão empresarial, gestão financeira,  marketing educacional e entre outros segmentos vinculados a área educacional. Recentemente assumiu a presidência da ANEP – Associação Nacional das Escolas Particulares, onde administra e oferece auxilio as unidades escolares do sistema privado de todas as regiões.

Nova Sede do BAL - Clique Aqui

Nova Sede do BAL - Clique Aqui
Localizada no coração da Freguesia do Ó - Matrículas abertas. Informações: 11-3938-3848